Por que ajudar um projeto tão distante - bolsa de estudos para monges
Não há melhor forma de diminuir desigualdades sociais do que a educação. Nessa proposta de transformar o mundo num lugar melhor e dar oportunidade para pessoas de grande potencial, está o projeto do Sarnath International Nyingma Institute, localizado na India.
Em meados de setembro, a ONG abre suas portas para receber monges, em sua maioria refugiados do Tibet, para o programa “Inglês com propósito de Dharma”. Além de aprender inglês, os alunos inscritos neste projeto de 3 anos, aprenderão também a usar o computadores, interagir com voluntários do mundo todo e participar de diversos seminários internacionais de conteúdo abrangente. Os alunos passam por uma rigorosa seleção, pois a ONG busca monges comprometidos a ajudar o proximo e que valorizem a historia do Budismo. Eles devem vislumbrar a importância da linguagem e dos valores tradicionais na sociedade, mas também ter interesse em fazer uma ponte com o ocidente e mundo atual. Ao ajudar este projeto, você não apenas ajuda estes monges, mas também na preservação da cultura tibetana e a espalhar a mensagem de paz e harmonia que o mundo tanto carece.
Outro ponto importante, é que este projeto afeta indiretamente outras causas sociais também. O instituto gera muitos empregos para pessoas locais: jardineiros, ajudantes, cozinheiros, gerente, auxiliares da limpeza, equipe da tecelagem que faz as vestimentas para serem distribuidas no evento pela paz etc.
Por ser um instituto que visa igualdade, tanto homem como mulheres recebem o mesmo salário, algo não muito comum na India. Isso ajuda no empoderamento de mulheres, que com salários melhores conseguem melhorar sua qualidade de vida.
O instituto participa do evento pela paz mundial na cidade de Bodh Gaya, onde distribui não apenas livros, mas também comida para os participantes, vestimentas para os monges e ainda alimenta durante a semana de evento mais de 150 pessoas locais que vivem em situação de miseria.
Pense nisso!